Projeto Político do Seminário Regional de Formação Política em Comunicação e Cultura

Projeto Político do Seminário Regional de Formação Política em Comunicação e Cultura do Coletivo Enecos Cariri

Apresentação
O I Seminário Regional de Formação Política em Comunicação e Cultura ocorrerá na cidade de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará, nos dias 1 e 2 de maio, no campus da Universidade Federal do Cariri. O seminário é um evento organizado pelo Coletivo Enecos Cariri, voltado para a regional Nordeste 3, que engloba os estados do Ceará, Maranhão e Piauí.

Metas do seminário

  • Fortalecer o Coletivo Enecos Cariri
  • Rearticular o Coletivo Enecos Ceará
  • Rearticular a regional Nordeste 3
  • Preparar os estudantes para o Enecom Alagoas 2014
  • Discutir as bandeiras da executiva no âmbito acadêmico
  • Fortalecer a pauta de Cultura na executiva

Público-alvo

O público-alvo do seminário é basicamente todos os estudantes de jornalismo da UFCA e da regional Nordeste 3, com o teto de 150 inscrições.

Tema: Comunicação e Cultura

Dentre as pautas da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (Enecos), existe o Grupo de Estudo e Trabalho (GET) em Cultura Popular, com a finalidade de ampliar o debate da cultura nos cursos de comunicação por todo o país. No contexto local, a Universidade Federal do Cariri é uma das únicas instituições de ensino superior que rompe com o tripé ensino-pesquisa-extensão, ao inserir um quarto princípio norteador, com o surgimento da pró-reitoria de Cultura, devido ao tema ser uma marca da região metropolitana do Cariri, que tem como identidade a cultura popular e tradicional do interior do Ceará, com atividades como o reisado, a romaria, o pau da bandeira, etc.

Entendendo todo o cenário, o curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFCA prioriza a inserção da cultura no projeto pedagógico da graduação, através de disciplinas obrigatórias de Cultura e Cultura Popular na grade curricular, além de optativas como Antropologia e Arte e Cultura. O Coletivo Enecos Cariri, ao abordar todo o contexto, reforça a importância da cultura no seminário de formação política, devido ao caráter do GET da Executiva e de como o tema é explorado amplamente no curso da região.

Metodologia

Mesas
As mesas serão quatro, divididas entre as três bandeiras da executiva(Qualidade de Formação do Comunicador, Democratização da Comunicação e Combate às Opressões), além da mesa de Comunicação e Cultura, todas divididas em perfis temáticos e diversos, norteados pelos temas principais, com nomes que tenham um forte acúmulo no perfil escolhido.

Grupos de Discussão
Os Grupos de Discussão(GDs) serão cinco, divididos em temas que fogem às mesas, ampliando a formação do encontrista. Serão mediados por um responsável que terá uma base no tema discutido, incitando o debate entre os encontristas durante o GD.

Oficinas
As oficinas tem como caráter o ensino prático de atividades para os encontristas, com base na temática do seminário, ou seja, voltado para a comunicação e a cultura. Serão ministradas por especialistas na prática, com a finalidade de ensinar aos encontristas como realizar a atividade proposta.

Plenárias auto-organizadas
Os espaços auto-organizativos têm por objetivo a organização, dentro do encontro, dos diversos movimentos que fazem parte da sociedade e que queiram propor espaços para propagar as suas lutas. São espaços com liberdade de escolhas de temas e metodologias e tem um caráter de fortalecer e aglutinar os estudantes de comunicação nas diversas pautas de organização social.

Brigadas
Desde 2009 utilizamos o sistema de brigadas em nossos espaços com o objetivo de promover a integração dos estudantes para que estes atuem ativamente na construção do Encontro. São divididas em cores para facilitar a realização das atividades durante o dia. As atividades que as brigadas ficam responsáveis são: Alimentação, Limpeza, Comunicação, Acorda e Animação.

Cineclubes
O cineclube tem como proposta a inserção de filmes na programação que instiguem o debate. No caso, exibiremos o filme Com Vandalismo, seguido de debate com o coletivo Nigéria, que produziu o audiovisual, sobre as manifestações de junho de 2013 em Fortaleza

Corecom
O Conselho Regional dos Estudantes de Comunicação Social é um espaço para avaliar o Encontro, bem como as atividades que a Enecos realizou durante aquele ano. Também é nele que a Executiva traça quais atividades serão tocadas após o encontro e define o local do próximo Erecom. Metodologia: O Corecom tem duração total de 3h.

O primeiro momento é o de avaliação, com duração de 2h. Inicialmente, a Comissão Organizadora fará uma fala de avaliação do encontro e, em seguida, o microfone ficará livre para cada estudante fazer a sua avaliação com duração máxima de 3 minutos. No segundo momento do espaço, acontecem os encaminhamentos, tiragem de atividades para o próximo semestre e escolha da escola sede do próximo Erecom.

Cultural
As culturais são espaços de música, poesia, teatro, mística, que mostram que diversão não é sinônimo de alienação como tenta nos provar todos os dias a indústria da cultura de massa e que vai muito além do entretenimento, podendo ser também um espaço de disputa de consciência, de crítica social e de transformação da realidade. As culturais são também espaços para o/a encontrista poder conhecer melhor a cultura e a produção artística da cidade-sede dos encontro. Por isso, no seu caderno de posicionamento, a ENECOS deliberou que todas as culturais devem priorizar em sua programação a música e a cultura local.

Coletivo Enecos Cariri

Coletivo que faz parte da Regional Nordeste 3, da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social.

Siga o Coletivo nas Redes Sociais